terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ataque de abelhas mata uma pessoa e deixa pelo menos seis feridas


Um ataque de abelhas italianas matou uma pessoa e deixou pelo menos seis feridas por volta das 12h15 dessa segunda-feira (19), na Fazenda Alto do Moura, distrito do mesmo nome, localizado a 7 km do Centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações do capitão Costa, do Corpo de Bombeiros, duas das vítimas estariam trabalhando numa área totalmente coberta pelo mato, fazendo a marcação de um terreno onde será construído um loteamento habitacional.

José Valdir dos Anjos, 33 anos, foi retirado da área com várias picadas pelo corpo, recebeu os primeiros atendimentos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não corre risco de morte.

A outra vítima, o topógrafo Edson da Silva Agustinho, 60 anos, natural de Vitória de Santo Antão, foi localizado pelo Corpo de Bombeiros totalmente coberto de abelhas que formavam um tipo de "cobertor" sobre ele. Devido à gravidade de seu estado de saúde, Edson da Silva foi levado às pressas para o Hospital Regional do Agreste (HRA), mas não resistiu à toxina.

IMPORTANTE - O veneno da abelha italiana contém diversos componentes. Os de princípio mais ativo são: histamina, melitina e duas enzimas, hialuronidase e fosfolipase. No organismo, o veneno apresenta três efeitos distintos: neurotóxico (atua sobre o sistema nervoso), hemorrágico (aumenta a permeabilidade dos capilares sanguíneos) e hemolítico (destrói os glóbulos vermelhos do sangue).

Use roupas claras, pois as escuras atraem as abelhas. Não grite: as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos. Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo à colmeia. Preste atenção ao zumbido característico de um enxame. Tenha cuidado ao entrar em local que possa abrigar colmeia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.